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Tag - Cases de Sucesso

Líder no segmento de motocicletas no Brasil, sua unidade fabril na Zona Franca de Manaus, no Amazonas, é a operação mais verticalizada da empresa no mundo. 

Solução de sucesso: Recrutamento & Seleção

Banco de Talentos para suprir demandas contínuas 

O principal desafio deste cliente era manter um Banco de Talentos otimizado para evitar lacunas na admissão de novos colaboradores. A demanda por profissionais é constante e, por isso, a empresa necessitava de um processo seletivo mais bem estruturado para garantir o fechamento adequado das vagas. 

Ilustração---Banco-de-Talentos
Colaboradores em fundo colorido.

Solução de sucesso

Para superar tal desafio, o ManpowerGroup Brasil, com uma de suas sedes em Manaus, foi escolhido para desenvolver um processo de R&S com abordagem estratégica a partir das soluções oferecidas pela equipe Manpower. 

Sendo assim, os canais de recrutamento e de seleção foram mapeados detalhadamente, considerando a quantidade de candidatos aprovados em cada uma das etapas. 

➡ Essa avaliação permitiu que o ritmo do processo fosse redefinido, atingindo a meta mensal de 300 talentos qualificados no Banco, mesmo quando as admissões ocorrem aceleradamente. 

Como o processo foi atualizado?  

A equipe que atua no projeto deste cliente é composta por 5 profissionais altamente capacitados: 

Ícone - Triagem
1 analista e 1 assistente de R&S são responsáveis pela triagem, entrevistas comportamentais, aplicação e validação de testes de conhecimentos gerais, avaliação psicológica e avaliação dos documentos dos candidatos
Ícone - Entrevista com Cliente
1 analista de R&S participa, exclusivamente, das entrevistas realizadas com o cliente, avaliando cuidadosamente o perfil de cada pessoa e elaborando relatórios que facilitam o processo de seleção e o agendamento de novas conversas
Ícone - Exames médicos
1 analista administrativo encaminha os candidatos aprovados para os exames médicos obrigatórios e acompanha o processo admissional
Ícone - Controle do Banco de Talentos
1 supervisora de R&S faz o controle quantitativo e qualitativo do Banco de Talentos, mantendo uma comunicação próxima com o time de RH do cliente e estabelecendo uma parceria produtiva.  

 

Entenda, na prática, como o processo funciona:  

Processo-4

1. Triagem: os profissionais responsáveis pelas vagas realizam a triagem e a convocação dos candidatos aderentes. SLA: 2 dias úteis.

2. 1ª etapa de avaliação: os candidatos passam pelas fases de seleção, prova de conhecimentos gerais, avaliação cinesiológica e redação. SLA: 1 dia útil. 
 
3. Análise documental: as pessoas selecionadas têm seus documentos avaliados, minimizando pendências que podem gerar atrasos na hora da admissão. SLA: 1 dia útil. 
 
4. Avaliação psicológica: realizada apenas com os candidatos aprovados na 1ª etapa. SLA: 1 dia útil quando há até 30 avaliações abertas. 
 
5. Entrevista Manpower: visa mapear as competências dos candidatos para melhor dividi-los nos setores de entrevista com o gestor; também ajuda no mapeamento de pontos de melhoria, ou seja, como o talento pode ser desenvolvido.  
 
6. Entrevista com gestores: realizada com todos os candidatos aprovados nas etapas anteriores. O SLA varia conforme a agenda dos gestores do cliente. 
 
7. Atualização do Banco de Talentos: a última etapa é a atualização do Banco, hospedado em nosso sistema e acompanhado por meio do Portal do Cliente.

Quais resultados foram alcançados?   

Com essa estratégia bem-sucedida, a empresa consegue manter um Banco de Talentos robusto, contando sempre com uma reserva de, no mínimo, 300 profissionais qualificados para as demandas de admissões.  

Em 9 meses de projeto, foram entrevistadas 6.015 pessoas. Destas, 2.840 foram aprovadas na primeira etapa do processo seletivo; 2.215 aprovadas pelo cliente e 1.289 já admitidas. 

Além disso, como o Banco de Talentos é formado apenas por profissionais aprovados previamente, as vagas que surgem durante cada mês são preenchidas, em média, em 7 dias úteis.  

A parceria efetiva entre o time de R&S e a equipe de RH do cliente garante que as vagas sejam preenchidas com profissionais altamente alinhados às necessidades da organização: a Manpower tornou-se uma peça fundamental no sucesso da empresa. 

A Manpower tem vasta experiência em atração, uma sólida estrutura de pessoal de suporte e tem atendido às nossas grandes demandas de reposição de mão de obra dentro dos nossos padrões de processo e prazos necessários..

Depoimento de Cliente
NPS Q1 2024

 

 “Atendimento muito bom e pagamento sempre em dia”.

Feedback do alocado

 

“Parece que a Manpower estava prevendo a pandemia. Sem os novos processos e tecnologia, não seria possível manter a operação sustentável”.

Feedback do cliente

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