Líder no segmento de motocicletas no Brasil, sua unidade fabril na Zona Franca de Manaus, no Amazonas, é a operação mais verticalizada da empresa no mundo.
Solução de sucesso: Recrutamento & Seleção
Banco de Talentos para suprir demandas contínuas
O principal desafio deste cliente era manter um Banco de Talentos otimizado para evitar lacunas na admissão de novos colaboradores. A demanda por profissionais é constante e, por isso, a empresa necessitava de um processo seletivo mais bem estruturado para garantir o fechamento adequado das vagas.
Solução de sucesso
Para superar tal desafio, o ManpowerGroup Brasil, com uma de suas sedes em Manaus, foi escolhido para desenvolver um processo de R&S com abordagem estratégica a partir das soluções oferecidas pela equipe Manpower.
Sendo assim, os canais de recrutamento e de seleção foram mapeados detalhadamente, considerando a quantidade de candidatos aprovados em cada uma das etapas.
➡ Essa avaliação permitiu que o ritmo do processo fosse redefinido, atingindo a meta mensal de 300 talentos qualificados no Banco, mesmo quando as admissões ocorrem aceleradamente.
Como o processo foi atualizado?
A equipe que atua no projeto deste cliente é composta por 5 profissionais altamente capacitados:
Entenda, na prática, como o processo funciona:
1. Triagem: os profissionais responsáveis pelas vagas realizam a triagem e a convocação dos candidatos aderentes. SLA: 2 dias úteis.
2. 1ª etapa de avaliação: os candidatos passam pelas fases de seleção, prova de conhecimentos gerais, avaliação cinesiológica e redação. SLA: 1 dia útil.3. Análise documental: as pessoas selecionadas têm seus documentos avaliados, minimizando pendências que podem gerar atrasos na hora da admissão. SLA: 1 dia útil.
4. Avaliação psicológica: realizada apenas com os candidatos aprovados na 1ª etapa. SLA: 1 dia útil quando há até 30 avaliações abertas.
5. Entrevista Manpower: visa mapear as competências dos candidatos para melhor dividi-los nos setores de entrevista com o gestor; também ajuda no mapeamento de pontos de melhoria, ou seja, como o talento pode ser desenvolvido.
6. Entrevista com gestores: realizada com todos os candidatos aprovados nas etapas anteriores. O SLA varia conforme a agenda dos gestores do cliente.
7. Atualização do Banco de Talentos: a última etapa é a atualização do Banco, hospedado em nosso sistema e acompanhado por meio do Portal do Cliente.
Quais resultados foram alcançados?
Com essa estratégia bem-sucedida, a empresa consegue manter um Banco de Talentos robusto, contando sempre com uma reserva de, no mínimo, 300 profissionais qualificados para as demandas de admissões.
Em 9 meses de projeto, foram entrevistadas 6.015 pessoas. Destas, 2.840 foram aprovadas na primeira etapa do processo seletivo; 2.215 aprovadas pelo cliente e 1.289 já admitidas.
Além disso, como o Banco de Talentos é formado apenas por profissionais aprovados previamente, as vagas que surgem durante cada mês são preenchidas, em média, em 7 dias úteis.
A parceria efetiva entre o time de R&S e a equipe de RH do cliente garante que as vagas sejam preenchidas com profissionais altamente alinhados às necessidades da organização: a Manpower tornou-se uma peça fundamental no sucesso da empresa.
“A Manpower tem vasta experiência em atração, uma sólida estrutura de pessoal de suporte e tem atendido às nossas grandes demandas de reposição de mão de obra dentro dos nossos padrões de processo e prazos necessários..”
Depoimento de Cliente
NPS Q1 2024
“Atendimento muito bom e pagamento sempre em dia”.
“Parece que a Manpower estava prevendo a pandemia. Sem os novos processos e tecnologia, não seria possível manter a operação sustentável”.
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